Você viu 12 de 36 produtos
Tipos de alto-falantes automotivos
Caixa de som automotivo não é tudo a mesma coisa. Existem diferentes tipos de alto-falantes, que cumprem funções distintas.
Eles são classificados conforme a faixa de frequência que são capazes de reproduzir. Frequências altas resultam em sons agudos, enquanto as frequências baixas correspondem aos graves. As categorias são:
Tweeter
São os alto-falantes feitos especialmente para reproduzir os sons mais agudos, com altas frequências. Como o JBL Club 750t.
Mid-range
Reproduz uma faixa de frequência em que predominam os médios, entre graves e agudos — categoria que costuma englobar a voz humana e a maioria dos instrumentos musicais.
Subwoofer
São os alto-falantes destinados à reprodução dos impactantes graves. Aqui, consideramos uma categoria de produtos à parte. Conheça os subwoofers JBL.
Coaxial
Uma tecnologia que engloba dois equipamentos de áudio, um woofer e um tweeter, na mesma carcaça, apresentando um som mais versátil. Como o JBL Club 5020.
Triaxial
Ainda mais versátil que o coaxial, possui um tweeter, um mid-bass e um mid-range na mesma carcaça. Um exemplo de modelo é JBL Multi System 5x7 - 57TR6A.
Quadriaxial
Por fim, temos os alto-falantes automotivos quadriaxiais, que têm quatro vias, ou seja, compreendem uma faixa de frequência ainda maior que os modelos anteriores. Como o JBL Multi System 6x9 - 69QD7TA.
Entenda os tamanhos dos alto-falantes automotivos
O tamanho dos alto-falantes automotivos é um assunto que costuma gerar muitas dúvidas entre os usuários. Conhecendo as categorias que explicamos acima e entendendo que cada tipo cumpre uma função diferente, tudo fica mais fácil.
A regra é muito simples: quanto menor o alto-falante, mais rápido ele consegue vibrar, o que ajuda a reproduzir as ondas sonoras agudas, de maior frequência. Por isso, um tweeter costuma ter no máximo 3" (polegadas).
Já os sons graves exigem mais espaço para o alto-falante vibrar, e o movimento acontece a uma velocidade menor. Por isso, a maioria dos subwoofers têm mais de 12".
Na hora de equipar seu veículo, então, considere primeiro o espaço disponível e, a partir daí, monte um sistema sonoro equilibrado entre graves, médios e agudos, e com a potência sonora que você deseja.